Por:

Indústria goiana supera a média nacional

A indústria de Goiás registrou um crescimento de 7,6% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do IBGE. Esse resultado coloca o estado com a segunda maior alta do Brasil, superando mais que o triplo da média nacional, que foi de 2,4% no mesmo período. Em primeiro lugar, ficou o Ceará com 8,9% de progresso.

A pesquisa também aponta um aumento de 4,5% na variação acumulada de 2024, enquanto a média brasileira foi de 3%. O destaque do setor foi a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve uma alta de 57,7%, seguida pela confecção de artigos de vestuário e acessórios, com 38,2%. O levantamento da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), realizada pelo IBGE e validada pelo Instituto Mauro Borges (IMB), indica que Goiás continua apresentando números expressivos na indústria.

Em 2024, a fabricação de veículos automotores foi responsável por um crescimento de 72,4% no estado. Este setor tem se mostrado um dos pilares do crescimento da indústria goiana, impulsionando ainda mais a economia local e garantindo maior competitividade a nível nacional e internacional.

O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, destacou que os bons números refletem na geração de emprego e no fortalecimento da economia estadual. Ele também apontou que a atração de multinacionais e os investimentos nas indústrias já estabelecidas no estado são fatores determinantes para o bom desempenho.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant'Anna, a gestão estadual tem se mostrado eficaz ao tornar Goiás um ambiente atrativo para investidores internacionais, como é o caso da chegada da Weichai, uma das maiores indústrias do mundo.