Por: Thamiris de Azevedo

Escola Pública de Ceilândia está há 8 anos fechada

Arte que projeta como ficará escola | Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

O Centro de Ensino Médio 10 de Ceilândia (CEM 10) está fechado desde 2016 para reformas. A data de conclusão da obra foi alterada oito vezes. A última indicação era em 18 de outubro deste ano, o que não aconteceu.

A escola foi fechada após a Secretaria de Educação identificar a necessidade da implementação de um projeto de reforço estrutural e adequações à legislação atual.

Adiamentos

Newton Vieira, líder comunitário de Ceilândia, mostrou ao Correio da Manhã que inicialmente, em 2021, a data de entrega era 14 de março de 2022. O primeiro adiamento jogou a entrega para 13 de setembro do mesmo ano.

Mais uma vez, a obra foi adiada para 11 de janeiro de 2023, o que não aconteceu. Nova data foi estabelecida em 30 de abril de 2024, posteriormente para 29 de julho e novamente para 12 de setembro. Nova alteração foi feita para 18 de outubro, ocasião em que a escola mais uma vez não foi entregue à população.

O jornal entrou em contato com a Secretaria de Educação (Seed) para questioná-los sobre a entrega. Em nota, respondeu que a escola deve começar a funcionar em 2025.

“A Secretaria informa que a reforma da escola está concluída. O adiamento da data de inauguração é em virtude de intervenções urbanísticas no entorno do lote, que estão sendo realizadas pela Administração Regional de Ceilândia, para promover a plena acessibilidade à unidade de ensino. A unidade escolar entrará em funcionamento no ano letivo de 2025”.

Apesar do fechamento no ano de 2016, a Licitação para a reforma da escola só foi aprovada em 2021 com a Contrarpp Engenharia.

Segundo o GDF, o contrato prevê investimento de R$ 5 milhões em “construção de escada e rampa de acesso à quadra poliesportiva; instalação de guarda-corpos, corrimãos, piso antiderrapante, sinalização e piso tátil; instalação de sanitários acessíveis; elevação do piso do pátio descoberto a ser nivelado com os demais pisos externos; construção de novo castelo d’água; reforma geral das instalações elétricas, da rede lógica, hidrossanitária, gás e incêndio; reforma do estacionamento interno; reposição do tratamento paisagístico; instalação de bicicletários; reforço estrutural da edificação; troca de telhados e forros; instalação de novas esquadrias; reparos nos pisos e demais revestimentos e pintura geral”, conforme matéria da Agência Brasília que anunciava a obra em 2021.

A Seed afirma ao jornal que os alunos estão tendo aulas em outro lugar da região.

“Enquanto a obra não é entregue à comunidade escolar, informamos que os alunos do CEM 10 se encontram alocados no prédio localizado na QSR, área especial N 1 - Setor de Indústria de Ceilândia, de propriedade desta Secretaria de Educação”.