Dados divulgados pela Polícia Civil do DF (PCDF) apontam o resultado da primeira fase da Operação Rastreamento Final, que tem por objetivo recuperar celulares roubados ou furtados de receptação indevida.
A polícia recuperou 184 celulares, uma média de 12 por dia, em 15 dias. Os aparelhos estão sendo devolvidos para os seus respectivos donos, quando identificados. Os agentes também registram que, desde 2021, mais de 12 mil aparelhos de telefones móveis foram recuperados a partir de ações policiais.
Em coletiva de imprensa o Delegado-Geral da PCDF, José Werick, destaca que o restabelecimento só foi possível pelo registo de boletim de ocorrências das vítimas. Destaca a importância da denúncia no combate a criminalidade.
Receptação criminosa
Por meio de operação investigativa, a polícia civil identificou comércio de celulares comprados e repassados por receptação, que é receber objeto que tenha origem criminosa.
“O inovador nesse processo é o envolvimento de mais unidades da Polícia Civil para fazer o combate ao roubo, furto e receptação de aparelho de telefone celular. Antes, era somente uma unidade que tinha as informações de uma loja que fazia venda. Hoje, as informações são concentradas para que possamos identificar todos os pontos de vendas irregulares. Para que possamos, através de uma outra fase da operação, que será a Operação Interditados, fazer o fechamento desses comércios que fazem a venda de produtos de crime”, ressalta o diretor do Departamento de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação da PCDF, Saulo Ribeiro.
Além dos comerciantes, vão responder pelo crime de receptação culposa as pessoas que compraram os celulares. A pena imposta pelo Código Penal é de reclusão de um a quatro anos e multa.
Segurança
Para garantir que o celular não é de roubo ou furto, o consumidor pode exigir a nota fiscal. Além disso, é possível identificar se o equipamento está regular em site recomendado pelo governo.
O número do Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei) fica atrás da caixa do celular ou na bateria. Também é possível conseguir o código digitando *#06#.
O código permite a consulta da regularidade no site https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga.