O Centro de Educação Infantil Parque do Riacho foi inaugurado na semana passada na Região Administrativa do Riacho Fundo II, com capacidade para receber 672 matrículas. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
O Governo no Distrito Federal investiu R$ 12,2 milhões e após um ano e sete meses de obra, entregou 14 salas de aulas distribuídas em uma área total de 3.014,84 m². Segundo a Secretaria de educação, a escola irá atender alunos entre 4 e 5 anos.
“O Jardim de infância atende 1º e 2º Período, de 4 e 5 anos. Estudantes de 6 e 7 anos são atendidos no 1º e 2º, geralmente em Escolas Classe”, explica a Secretaria de Educação.
A SEEDF também promete um ensino multidisciplinar e integrado com diversas áreas do conhecimento em uma grade curricular que envolve ciências, matemática, artes, educação física, história e todas as linguagens.
Os responsáveis já podem matricular as crianças para o primeiro semestre de 2025 pelo número 156.
Inovações
Ao Correio da Manhã, a Secretaria destaca que o CEI contará com uma Sala Sensório Motor, em que os meios utilizados desenvolvem a cognição motora dos alunos.
“Projetada para promover o desenvolvimento dos sentidos e da coordenação motora das crianças. Neste ambiente, as atividades exploram a psicomotricidade, o equilíbrio, a concentração e a interação social, favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos”, afirma.
Além disso, haverá uma Ludoteca, que é um espaço dedicado para os estudantes experimentarem uma variedade de brinquedos, jogos, livros, instrumentos musicais e tecnologias a fim de estimula a criatividade, curiosidade e desenvolvimento social dos meninos e meninas matriculados.
A Secretaria afirma que a escola também receberá alunos com necessidades especiais seguindo diretrizes especializadas.
“Para as crianças com necessidades especiais, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a escola seguirá as diretrizes do documento norteador Estratégia de Matrícula 2024. As turmas de integração inversa serão organizadas para atender as necessidades específicas desses estudantes, proporcionando um ambiente inclusivo e adaptado”, afirma.