Por:

Abilio é eleito o novo prefeito de Cuiabá

Com a apuração de 100% das seções, Abilio Jacques Brunini Mouer, do PL, foi eleito prefeito de Cuiabá (MT) neste domingo (27). O candidato recebeu 171.324 votos, correspondendo a 53,80% dos válidos. Seu adversário, Lúdio, do PT, totalizou 147.127 votos, que representa 46,20%.

Abilio Brunini, natural de Cuiabá e com 40 anos, é arquiteto. Ele disputou a prefeitura pela coligação "Resgatando Cuiabá", que inclui os partidos PL, Novo, PRTB e Democracia Cristã. Atualmente, Brunini é deputado federal e já exerceu o cargo de vereador em Cuiabá. Sua primeira candidatura à prefeitura foi em 2020, quando não obteve sucesso. Para o cargo de vice-prefeita, ele escolheu Coronel Vânia, do Partido Novo.

No Plano de Governo, as propostas apresentadas por Abílio buscam aprimorar a infraestrutura urbana e assegurar saúde e educação de qualidade. Além disso, ele planeja criar oportunidades de emprego e implementar políticas de segurança pública. O candidato também se compromete a estimular o desenvolvimento econômico e a promover a preservação ambiental.

O pleito teve um comparecimento de 330.537 eleitores, resultando em uma taxa de 74,27% do total de eleitores aptos a votar. Desse total, 318.451 votos foram considerados válidos, enquanto 4.852 foram em branco e 7.234 foram nulos. O índice de abstenção foi de 25,73%.

O novo prefeito já lidou com algumas polêmicas durante sua trajetória. Segundo informações da Agência Brasília, em 2023, durante uma sessão da CPMI dos Atos Golpistas, foi expulso da CPMI após interromper a fala de outros parlamentares.