O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou na Agência Brasília, um balanço com as principais informações para comemorar o Dia do Servidor Público (28).
O destaque está na nomeação de mais de 7,8 mil servidores de janeiro a setembro de 2024. As áreas de Saúde, Educação e Segurança foram as mais beneficiadas, com um único chamamento de 3,1 mil concursados em uma ocasião. A reposição de pessoal visa a melhorar o atendimento público e a reduzir a sobrecarga de trabalho, aliviando a pressão sobre os gestores e contribuindo para um ambiente de trabalho mais estável.
O GDF também avançou na recomposição salarial dos servidores, com a conclusão da segunda etapa do reajuste linear de 18% em agosto, beneficiando cerca de 200 mil profissionais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Este ajuste será implementado em três fases, com a última prevista para 2025. O impacto financeiro das parcelas soma mais de R$ 2,6 bilhões neste ano, abrangendo vencimentos, proventos e pensões. Entre as ações de valorização, o GDF ampliou o plano de saúde dos servidores, agora aceito em hospitais de renome, e criou um auxílio odontológico, com subsídio mensal de até R$ 30.
Para promover o desenvolvimento profissional, o GDF investiu na capacitação por meio da Escola de Governo do DF (Egov). Até setembro, mais de 27,3 mil certificados foram emitidos em 555 turmas de diferentes modalidades, incluindo 17 mil cursos de Educação a Distância (EaD). As celebrações do Dia do Servidor continuam até amanhã (30), com atividades culturais, sessões de beleza e feiras no Palácio do Buriti, e premiações na sede do Tribunal de Contas do DF.