A Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) registrou mais de 1,6 mil estudantes na plataforma Easjur/EaD, que completou um ano. Lançada em outubro do ano passado, a plataforma é gratuita e está disponível para o público interno e externo. Com uma média de 6,4 novos cadastros por dia útil, já foram emitidos 1.142 certificados.
Atualmente, a ferramenta oferece 40 cursos online e materiais escritos. As aulas são conduzidas por especialistas em várias áreas do Direito. Cursos como "O Futuro da Prática Jurídica: A Transformação Impulsionada pela Inteligência Artificial" e "Inovação em Resolução de Disputas: Negociação Estratégica" são exemplos de como a DPDF busca integrar inovação à educação. Outro destaque é o curso de "Comunicação Não Violenta", promovido pela Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho da DPDF.
Para 2025, a plataforma planeja lançar um curso sobre a educação em direitos, parte do projeto "Defensoria nas Escolas", que visa facilitar o acesso à Justiça. A iniciativa também promove encontros educativos nas escolas públicas do DF.
Contando com o apoio do Laboratório Júnior de Inovação e Tecnologia, a plataforma gratuita amplia o alcance ao ensino jurídico, antes restrito ao formato presencial, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso às formações de onde estiver. Além disso, o sucesso da plataforma reflete um esforço contínuo para democratizar a educação e fomentar uma cultura de inclusão no setor jurídico. Essa abordagem busca não apenas informar, mas também empoderar a população sobre seus direitos e deveres.