Brasília não tem prefeito? Entenda

Por

Brasília, capital do Brasil, não possui prefeito, pois não é considerada um município. Sua organização política é definida pela Constituição, que estabelece que o Distrito Federal (DF) tem uma estrutura administrativa diferente dos demais estados e cidades do país. Em vez de prefeitos e vereadores, o DF é gerido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que administra Brasília e suas 35 regiões administrativas. Isso significa que os moradores do DF não participam das eleições municipais, como as que ocorrem neste domingo (6) em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Os brasilienses votam apenas de 4 em 4 anos, durante as eleições nacionais.

A estrutura política do DF é formada pelo governador, secretarias e administradores regionais, que são nomeados pelo governador e ficam responsáveis pela gestão das regiões administrativas, funções que em outros estados seriam desempenhadas por prefeitos.

Além disso, os eleitores do DF escolhem 24 deputados distritais para a Câmara Legislativa (CLDF), que têm o papel de representar a população, legislar e fiscalizar o governo. Também são eleitos representantes para o Congresso Nacional, como senadores e deputados federais.

A função do GDF, além de ser a sede do governo federal, envolve responsabilidades normalmente atribuídas a prefeituras, como saúde, educação, segurança e transporte público. As regiões administrativas têm administradores escolhidos pelo governador, que articulam a execução de serviços e dialogam com a comunidade. Desta forma, o Distrito Federal mantém um modelo próprio de gestão, que garante o atendimento das demandas locais, sem a necessidade de uma estrutura municipal tradicional.