Chuvas fortes causam estragos e uma morte no DF

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas com rajadas de vento

Por Thamiris de Azevedo

Depois do recorde da seca, chuvas vieram fortes para Brasília

Brasília saiu do maior período de estiagem da história, que perdurou 167 dias. Finalmente, no dia 7 de outubro, as chuvas voltaram. Mas, se a água troxue alegrir e representou alívio para os brasilienses, trouxe consigo também graves consequências e apontou para os velhos problemas de infraestrutura.

Dados obtidos com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) revelam que entre o dia 7 e 10 da outubro, a corporação recebeu 24 ocorrências de quedas de árvore em diversas regiões administrativas. Ainda não há atualização do fim de semana.

Na segunda-feira (7) no Lago Norte, durante a chuva, a queda de uma árvore derrubou cinco postes deixando o local sem energia. Segundo a Neoenergia, houve interrupção de luz também na Asa Norte, Varjão, Ceilândia e Santa Maria.

“Devido às fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas em vários pontos do DF na última semana, foram registradas interrupções de energia em algumas regiões da cidade (...). A Neoenergia triplicou o efetivo operacional nas ruas, ampliou o atendimento aos clientes e reforçou as ações preventivas de manutenção e podas de árvores” disse a assessoria em nota.

Árvores caídas

Outro problema grave que se apresenta na cidade são as quedas de árvores. O Correio da Manhã tentou contato com a Novacap para levantar novos quantitativos e quanto à necessidade de podas, mas não houve respostas.

Na última sexta-feira (11), o militar Iury Araújo Azevedo morreu enquanto fazia a retirada da Bandeira Nacional no Setor Militar Urbano, momento em que uma árvore araucária columnaris caiu em cima do rapaz de 19 anos.

Ao Correio da Manhã, a assessoria disse que Iury estava há aproximadamente 7 meses no Exército. No dia, tinha sido cancelada a cerimônia de arriação por causa da chuva, mas que em meio a ventos e relâmpagos na região a árvore caiu em cima dele e de outro militar, que passa bem.

O Exército confirma que a Polícia Militar está investigando e o inquérito será concluído em até 60 dias, conforme a legislação.

O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) está com alerta amarelo para toda a região de Brasília e Distrito Federal. Isso significa que, chuvas intensas podem acontecer com águas entre 20 até 50 mm/h e rajadas de ventos podem atingir 60km/h.