Plataforma do GDF para empregos

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou na quarta-feira (23) o e-Trabalho, uma plataforma digital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), com o objetivo de reunir informações de trabalhadores e empresas para facilitar a oferta e preenchimento de vagas.

O sistema também será utilizado para orientar políticas públicas e oferecer transparência no acesso a programas de qualificação, como o Qualifica DF e o Renova DF. A plataforma promete melhorar o direcionamento dos trabalhadores para as vagas disponíveis e garantir que os recursos sejam alocados de forma justa.

O e-Trabalho já conta com dados de cerca de 580 mil pessoas cadastradas em programas da Sedet-DF e no Sine Fácil, representando mais de um terço da população economicamente ativa do DF. Além de facilitar o preenchimento de vagas, o sistema também garante que as oportunidades sejam oferecidas prioritariamente a pessoas em situação de maior vulnerabilidade. O cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente, em agências do trabalhador e centros de assistência social, assegurando isonomia e transparência.

A Sedet também utiliza a plataforma para gerir seus programas de qualificação, como o Qualifica DF, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas, e o Renova DF, voltado à formação profissional e à reforma de espaços públicos. Esses programas prepararam trabalhadores para o mercado e promovem melhorias na capital.

De janeiro a agosto de 2024, o DF gerou mais de 34 mil empregos formais, ultrapassando 1 milhão de postos com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged.