Metrô-DF anuncia quatro novas estações
Reunião na CLDF debate o sistema metroviário
A sessão plenária da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMU) na Câmera Legislativa do Distrito Federal (CLDF) debateu, nesta quarta-feira (30/10), a extensão das linhas de metrô do Distrito Federal.
Durante a sessão, o deputado e presidente da CMU, Max Maciel (Psol), debateu junto ao presidente e diretores técnicos da Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF) as melhorias e expansão das linhas do metrô.
O deputado aponta que uma das maiores dificuldades é a falta de peças, em que a empresa contratada, Alstom, não produz mais as peças originárias dos maquinários de Brasília.
“Os trens reduzem porque há não reposição imediata de peças que precisam de uma manutenção periódica maior. São feitos pequenos gatos, porque a gente não encontra no mercado as peças”.
O jornal questionou a Companhia, que respondeu em nota já está negociando com a empresa.
“o Metrô-DF já está em tratativas com a fabricante dos equipamentos para que possa ser realizada as ações necessárias para a atualização dos trens”.
Cerca de 120 a 180 mil pessoas circulam no metrô diariamente. Atualmente, são 20 trens rodando e 7 parados para manutenção, segundo dados fornecidos durante a reunião.
Extensão
Durante a sessão, o presidente do Centro Metropolitano, Handerson Cabral, anunciou que serão inauguradas mais quatro estações de metrô no DF: duas em Samambaia e duas em Ceilândia.
Handerson disse que as obras de Samambaia devem começar no início do ano que vem com investimento de R$ 140 milhões. O jornal pediu mais especificações, que foram repassadas em nota.
“A linha 1 em Samambaia será expandida em 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações, nº 35 e nº 36, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico”.
Já a obra de Ceilândia, está em negociação com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
“Serão 2,3 km a mais de linha, com duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15”.