Caesb concorre ao Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento

Companhia utiliza de tecnologias de IA para otimizar processos de limpeza

Por Thamiris de Azevedo

É a quinta vez que a Companhia chega na final

O Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento 2024 anunciou os finalistas da competição, dentre eles está a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A empresa vencedora será anunciada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) em dezembro, no Rio de Janeiro. A instituição recebeu o prêmio nos anos de 1998, 2004, 2006 e 2009.

A companhia está concorrendo com três ações programas: Modernização de processos comerciais com o Projeto Par Perfeito, Sistema de esgotamento e Gestão colaborativa de patrimônio.

O presidente da empresa, Luís Antônio Reis, destaca que todo o esgoto da capital federal é tratado e a maioria da população recebe água potável.

“A Caesb tem investido em capacitações e inovações. O conjunto desses investimentos tem resultado em melhoria nos serviços que a companhia presta à população do Distrito Federal. Tanto que, atualmente, 99% dos imóveis regularizados do DF recebem água potável e 92,31% desses imóveis estão ligados à rede de esgoto. E mais: 100% do esgoto coletado é tratado”, disse à reportagem.
“Com esses serviços, a Caesb contribui para que Brasília tenha a melhor qualidade de vida do Brasil”, completa.

Inteligência Artificial

O projeto Par Perfeito faz parte de um programa que utiliza geoprocessamento e algoritmos de inteligência artificial para identificar e agrupar as ligações que estiverem próximas às redes existentes que não estavam conectadas às redes.

“Essa ferramenta realiza análise de forma automatizada todos os meses e alimenta um dashboard com dados sobre a localização, dados cadastrais e financeiros destas ligações, permitindo, assim, estimar a oportunidade de aumento de receita” explica a Caesb.

Esgotamento sanitário

Segundo dados da Companhia, o sistema opera desde 1991 e atende cerca de 350 mil casas. Funciona em ações técnicas e sociais que se desenvolvem em três fases, que inicia na pré-obra, obra e pós-obra.
Em parceria com a comunidade, discute-se com os moradores qual é a melhor forma de atendimento para atender as demandas de esgoto.

“A equipe técnica visita cada casa do conjunto e elabora, em campo, o projeto, identificando as dificuldades e buscando solução para todas as casas, nas condições reais, discutindo com o cliente e garantindo que nenhuma casa fique sem atendimento”, aponta.