Dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF) produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta declínio na taxa de desemprego de 15,6% para 15,4%, entre agosto e setembro deste ano.
Em 2022 a taxa era de 15% no mesmo período, em 2023 cresceu para 16,5% e agora está em 15,4%. Segundo dado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (SEDET), cedido ao Correio da Manhã, no mês de setembro de 2024 o número de desempregados foi estimado em 263 mil pessoas, 9 mil a menos do que em agosto. Dados de Outubro de 2024 ainda não foram fechados.
As regiões com maior decréscimo foram em Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião. As regiões com a menor taxa de pessoas desempregadas é no Plano Piloto, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Sudoeste/Octogonal.
A SEDET também confirma ao jornal que o número de empregados já passou um milhão de pessoas.
“Em relação a setembro de 2023, o número de ocupados aumentou 2,1%, chegando a 1.452 milhões de pessoas em setembro de 2024”.
Comércio
O documento aponta que serviços e comércio são os setores que apresentam maior número de contratações ao longo do ano. No setor de serviços a taxa acresceu em 1,6% e no Comércio 6,4%.
“Já o setor público e os trabalhadores autônomos mantiveram-se estáveis, enquanto o volume de empregados domésticos e de assalariados sem carteira assinada reduziu, sinalizando uma movimentação de consolidação nos setores formalizados”, aponta nota.
Programa de qualificação
O Governo do Distrito Federal (GDF) oferece programas de profissionalização gratuitos: o QualificaDF e o Renova DF.
O QualificaDF atua nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática. Já no RenovaDF, o cidadão aprende ao mesmo tempo que pratica. Recebe o treinamento remunerado enquanto trabalha com técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
Após a formação nos programas, o formando é encaminhado para uma das unidades de agências do trabalhador.