O projeto Libras em Cena, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal (GDF), está oferecendo oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para produtores culturais no Distrito Federal. As aulas ocorrerão entre os dias 5 e 26 deste mês, às terças e quintas-feiras, no Backstage Dance Center, localizado na 506 Sul, das 10h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.
O objetivo é capacitar esses profissionais para que possam incluir práticas de acessibilidade em eventos e atender melhor o público surdo, estimado em 104.825 pessoas na capital, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As oficinas são ministradas por Ana Júlia, conhecida como Nega Ju, que atua como intérprete cultural e traz uma experiência pessoal com a Libras, língua que aprendeu como seu idioma materno. Filha de mãe surda, Nega Ju tem uma vivência direta com as demandas da comunidade surda e promove a inclusão em projetos culturais por meio da língua de sinais. O curso oferece oportunidade para que os participantes se familiarizem com a Libras.
Além do projeto, o GDF possui outras iniciativas voltadas à inclusão. Entre as ações, destacam-se a Central de Interpretação em Libras (CIL), que oferece atendimento na Estação de Metrô da 112 Sul, e um serviço online por meio do aplicativo DF Libras Cil Online, que permite assistência em Libras 24 horas.
A rede do DF também conta com a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. Essas iniciativas contribuem para que a Libras, reconhecida pela Lei nº 10.436/2022 como meio de comunicação oficial, ganhe cada vez mais espaço.