A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) coleta resíduos vegetais originados de podas e supressões em até 48 horas após a execução dos serviços. A medida visa impedir o acúmulo desse material nas ruas, evitando o descarte inadequado e problemas ambientais no Distrito Federal. Além disso, a empresa recolhe resíduos abandonados em locais indevidos, como aqueles deixados por terceiros ou oriundos de quedas naturais. Somente no primeiro semestre, mais de 3,3 mil toneladas foram recolhidas.
A iniciativa, que acontece em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), envolve a coleta, transporte e o encaminhamento desse material para locais apropriados, onde ele é reciclado ou reaproveitado. Ao Correio da Manhã, o presidente da Novacap, explicou que "embora a ação não faça parte dos serviços da instituição, a medida tem como objetivo evitar que esse tipo de resíduo se misture com descartes domésticos, se tornando um vetor para a proliferação de doenças", destacou Fernando Leite.
Os cidadãos podem solicitar o recolhimento de resíduos verdes pelo Portal Cidadão (portalcidadao.df.gov.br), onde as demandas são analisadas pela equipe técnica da Novacap. Entretanto, resíduos gerados pela Neoenergia devem ser recolhidos pela própria concessionária de energia. A ação reforça a importância de práticas sustentáveis e do correto descarte de resíduos vegetais na capital federal.
A transformação dos resíduos em composto orgânico reduz a quantidade de lixo enviada aos aterros e contribui para a conservação ambiental, uma estratégia mais ampla do governo para melhorar a gestão de resíduos sólidos e atender às normas de sustentabilidade.