Mais de 50 mil doações no Hemocentro

Durante essa semana, hemocentro bateu recorde de doações

Por Thamiris de Azevedo

A Semana Nacional do Doador de Sangue está tendo destaque no Distrito Federal. A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou, na segunda-feira (25), 270 bolsas coletadas, superando a meta diária necessária para manter os estoques. Embora os resultados sejam positivos, o Hemocentro destaca que está com déficit no estoque dos tipos sanguíneos O negativo e O positivo.

A Semana Nacional do Doador de Sangue está tendo destaque no Distrito Federal. A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou, nesta segunda-feira (25), o maior número de doações de sangue, quando foi coletado 270 bolsas superando a meta diária necessária para manter os estoques. Ainda, segundo a Pasta, só neste mês foram registradas 170 doações diárias.

A semana segue com diversos eventos de incentivo a doação de sangue.

“Durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, que se estende até sexta-feira (29), os doadores serão recebidos com algumas surpresas e poderão participar de atividades como a distribuição de mudas e plantas nativas pelo projeto Ethos do Cerrado, sessões de massagem e reflexologia promovidas pelo Grupo Fuji e apresentações musicais. Para reforçar a importância do doador de sangue, monumentos e prédios públicos do Plano Piloto, como o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Banco BRB e o prédio do Detran-DF, estarão iluminados na cor vermelha durante toda a semana”, afirma a secretaria em nota.

Embora os resultados sejam positivos, em dado fornecido ao Correio da Manhã, o Hemocentro destaca que está com déficit no estoque dos tipos sanguíneos O negativo e O positivo.

“Em 2024, até o dia 25 de novembro, o Hemocentro de Brasília já recebeu 50.237 doações. Cada doação corresponde a uma bolsa de sangue, com cerca de 405 a 465 ml, dependendo do peso do doador. Não temos uma meta de quantidade de sangue colhido até o final do ano. Trabalhamos com meta diária de 180 doações, que é o número necessário para conseguirmos atender com segurança toda a rede pública de saúde do DF, além de hospitais conveniadas”, afirma.

Para Osnei Okumoto, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, o recorde reflete a força da mobilização coletiva.

“Cada doação representa um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Estamos emocionados com o engajamento da população, que atendeu ao nosso chamado para salvar vidas. O recorde de hoje nos inspira a seguir trabalhando para ampliar ainda mais o número de doadores regulares”, disse em nota.

Como doar

Algumas condições são pré requisitadas: é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em condição de saúde saudável. Se a pessoa fez cirurgias ou teve gripe ou covid-19 recentemente, pode ser impedida.

Interessados podem agendar a doação pelo site AgendaDF ou pelo telefone 160, opção 2. Há possibilidade de doação sem agendamento prévio, conforme a capacidade diária.