Obras de infraestrutura no Sol Nascente está em 70%
GDF afirma que ações definitivas só podem ser tomadas após o período chuvoso
As chuvas do dia 25 de novembro resultaram em vários danos na região administrativa de Sol Nascente. No dia seguinte, o Governo do Distrito Federal se mobilizou para a reparação dos estragos que atingiram as famílias que moram na região. Ao Correio da Manhã, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF) informa que as obras de reparo estão prontas, e as previstas no cronograma para melhorar a infraestrutura da região está em 70%.
“Atualmente, cerca de 70% das obras previstas para a região já foram concluídas, incluindo serviços de drenagem e pavimentação em várias áreas. Esses avanços têm garantido maior segurança e redução de problemas em locais já beneficiados pelas intervenções. É importante destacar que os principais incidentes têm ocorrido em trechos que ainda não receberam melhorias”.
A Pasta alerta que, que os serviços de reparação estão sendo contínuos e, com a chuva, precisam ser refeitos.
“A SODF informa que os serviços no Sol Nascente estão sendo realizados de forma contínua e serão executados sempre que necessários para minimizar os impactos causados pelas chuvas na região. Como as intervenções de infraestrutura não podem avançar durante o período chuvoso, as equipes têm realizado ações paliativas para mitigar os transtornos. No entanto, em razão da intensidade das precipitações, esses serviços poderão precisar ser refeitos diversas vezes ao longo deste período”.
O Secretário de Obras, Valter Casimiro, ressalta a importância de a população em compreender que ações definitivas só podem ser tomadas com as obras concluídas.
“O trabalho no Sol Nascente é ininterrupto. Estamos empenhados em minimizar os transtornos para a população, mas é fundamental compreender que as ações definitivas dependem da finalização das obras. Seguiremos atuando com determinação para transformar a realidade da região, garantindo mais qualidade de vida e infraestrutura adequada para os moradores”, disse.
Saneamento básico
Segundo o GDF, foram investidos R$ 60 milhões para ampliar o acesso dos moradores à água potável e esgoto tratado.
“Já são mais de 90 mil pessoas atendidas pela nova rede de esgotamento e 95% dos lares com redes de abastecimento de água. Além disso, 26 mil imóveis têm ligações de água regulares, e 20 mil, ligações de esgoto legais”, ressalta em nota.
Segunda maior favela do Brasil
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a região de Sol Nascente é a segunda maior favela do Brasil, com 70.908 moradores, ficando atrás da Favela da Rocinha no Rio de Janeiro.