Por: Thamiris de Azevedo

Parque de Natal de Brasília tem árvore de 200 metros

Praça foi ampliada este ano no Natal com pista de patinação e outras atrações | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O tradicional parque natalino da Esplanada dos Ministérios foi inaugurado no último domingo (1°). Denominada este ano como “Nosso Natal”, o primeiro dia do evento contou, segundo os dados apurados, com 10 mil visitantes. A festa acontece até o dia 30 de dezembro, no horário das 17h às 23h, com entrada gratuita. Para as oficinas e teatros, haverá 50% de retirada de ingressos pelo meio digital e os demais no ponto físico. Segundo o GDF, foram investimentos R$ 12 milhões na construção natalina.

“Além do caráter religioso, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Natal carrega um forte simbolismo de união, solidariedade e renovação de laços familiares e sociais. É uma data que movimenta o setor cultural como um todo, desde os artistas à economia criativa. Temos a missão de executar o melhor Natal que o DF já teve e estamos empenhados nesta entrega”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, em nota.

Neste ano, a estrutura tem uma árvore de 200 metros de altura, além de parque de diversões com uma roda gigante que permite admirar a iluminação 360°, trenzinho para as crianças, pista de gelo para patinação, casa do papai Noel, presépio, palco com shows, oficinas e teatros infantis.

“A programação inclui oficinas para crianças confeccionarem cartinhas para o Papai Noel, enfeites para árvore de Natal, gorros e guirlandas natalinas e apresentações de bandas, DJs, orquestras e corais. Uma praça de alimentação e uma feira de presentes vão enriquecer o evento e fomentar o comércio local e a economia criativa do Distrito Federal”, afirma nota do GDF.

A assessoria do “Nosso Natal” estima que, até o último dia, o local receba a visita de 500 mil pessoas.
“Por ser uma época de chuva, sugerimos que todos levem sempre uma capa ou de chuva e guarda-chuva. Por segurança, a roda-gigante não funcionará neste caso”, alerta.

Ceia acessível

Fora do evento, também acontecerá, no dia 16 de dezembro, a ceia de Natal nos restaurantes comunitários, com o custeio de R$ 1,00, nas unidades de Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Varjão, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente, Pôr do Sol e Samambaia.

Informações da Secretaria de Desenvolvimento Social ao Correio confirma que serão servidas 60 mil refeições, entre o horário de 11h e 14h.

“O cardápio especial inclui arroz branco, feijão carioca, pernil assado ao molho califórnia, coxa e sobrecoxa ao molho de ervas, farofa natalina, salada tropical, bombom como sobremesa e suco de abacaxi com hortelã”.