Por: Mateus Lincoln

Aeroporto prevê 1,3 milhões de passageiros no fim do ano

O Aeroporto Internacional de Brasília se prepara para uma movimentação intensa durante dezembro, com expectativa de 1,3 milhão de passageiros. A concessionária Inframerica informou que estão previstos cerca de 8 mil pousos e decolagens, incluindo 142 voos extras para atender à alta demanda do período de férias e festividades de fim de ano. A previsão reflete um aumento de 1,8% em relação a 2023, mas ainda abaixo dos números de 2019, antes da pandemia. | Foto: Bento Viana/Agência Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília se prepara para uma movimentação intensa durante dezembro, com expectativa de 1,3 milhão de passageiros. A concessionária Inframerica informou que estão previstos cerca de 8 mil pousos e decolagens, incluindo 142 voos extras para atender à alta demanda do período de férias e festividades de fim de ano. Os dias mais movimentados devem ser aqueles que antecipam as festividades tradicionais, com pico de 46 mil passageiros em um único dia. A previsão reflete um aumento de 1,8% em relação a 2023, mas ainda abaixo dos números de 2019, antes da pandemia.

Entre os destinos mais procurados para embarques estão São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de cidades do Nordeste como Salvador, Recife e Fortaleza. Para voos internacionais, espera-se um fluxo de 67 mil passageiros, com 444 operações e 71 voos extras, principalmente para Miami e Orlando, nos Estados Unidos. Ainda em dezembro, a GOL retomará a rota direta para Cancún, no México, com duas frequências semanais. Em janeiro e fevereiro, novos voos diretos para Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia) reforçarão a conectividade internacional da capital federal.

Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, Brasília tem se destacado como ponto estratégico para eventos e conexões. Ele ressaltou que a cidade sediou grandes eventos em 2024, como a ABAV Expo, que reuniu 30 mil participantes, além de shows de artistas reconhecidos mundialmente. Apenas as apresentações de Bruno Mars atraíram 120 mil pessoas e geraram um impacto econômico de R$200 milhões.

A diversificação de voos internacionais é outra conquista recente. Atualmente, Brasília conta com conexões diretas para Lisboa (Portugal), Lima (Peru), Santiago (Chile), Buenos Aires, Orlando, Miami e Cidade do Panamá. Novas rotas devem ampliar ainda mais o fluxo de visitantes e beneficiar o turismo na região. Araújo enfatizou que essas ações fazem parte do compromisso do governo local em apoiar projetos que ampliem a visitação e movimentam a economia.

Dados econômicos

De acordo com o Observatório do Turismo, o setor tem um impacto significativo na economia do Distrito Federal, contribuindo com 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Os segmentos de alimentação e alojamento são os que mais geram produção e empregos no turismo local. Cada investimento em alojamentos aumenta em 1,54% a produção total no DF, movimentando diversos setores da economia.

A movimentação no aeroporto durante as festividades também reforça a importância do turismo como motor da economia. Eventos contribuíram para aquecer a cadeia produtiva local e beneficiar diversos setores, desde transporte até serviços de hospedagem e alimentação. Com as previsões otimistas para dezembro, Brasília se consolida como um importante destino turístico e de negócios no Brasil.

Ainda tratando da passagem do cantor havaiano Bruno Mars, o secretário salientou. “No mesmo fim de semana, o aeroporto de Brasília registrou recordes de movimentação. Em 25 de outubro, foram contabilizados 27.459 passageiros, e, em 28 de outubro, 26.486 pessoas embarcaram na cidade. Toda essa dinâmica de eventos, feiras e congressos contribuiu para um aumento significativo no fluxo de visitantes, aquecendo a economia local e beneficiando mais de 50 segmentos da cadeia produtiva do turismo”, frisou.

Preparação

Para o período de alta temporada, o aeroporto implementou medidas adicionais para atender os viajantes. Equipes de atendimento foram reforçadas, e serviços como gastronomia e lojas oferecem opções variadas para os passageiros. A Inframerica recomenda que os viajantes façam o check-in online e cheguem ao terminal com antecedência de pelo menos duas horas, a fim de evitar contratempos.

Além de ponto estratégico de conexão, Brasília continua atraindo turistas. Em dezembro, são esperados cerca de 390 mil desembarques na cidade, impulsionados pelas opções de stopover oferecidas pelas principais companhias aéreas. Essa possibilidade permite que passageiros em conexão conheçam a capital federal sem custos adicionais na passagem.