O fim de ano chegou, e, junto dele, os tradicionais balanços que ajudam a entender e resumir o que se passou. Com esse objetivo, o Correio da Manhã reuniu junto ás secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF) os pontos que destacaram das suas atuações em 2024.
A Secretaria de Turismo aponta que este ano foi marcado por uma intensa movimentação turística em Brasília, com um crescimento de 35% de passageiros a mais, quando comparado com o ano passado. Segundo a pasta, a cidade recebeu grandes eventos esportivos, congressos e feiras. Também ressalta o impacto dos shows do Bruno Mars, que atraíram um público de 120 mil pessoas em dois dias, gerando R$ 200 milhões para a economia da cidade.
O aeroporto de Brasília registrou recordes de movimentação, quando em 25 de outubro foram contabilizados 27.459 passageiros, e em 28 de outubro, 26.486 passageiros. Os hotéis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), tiveram 91% de ocupação neste final de semana.
Cadastro
Já a Secretaria das Pessoas com Deficiência destaca as novas modalidades como Cadastro da pessoa com Deficiência, carteira da pessoa com deficiência, carteira do autista, descrição da pessoa com deficiência na carteira de identidade , a Carreta da Inclusão, DF Libras, DF Acessível com vans adaptadas, além de diversos programas de inclusão profissional.
A Secretaria de Esportes afirma que o Compete Brasília bateu recorde com 5.450 atletas atendidos para competir em competições nacionais e internacionais. Destacou a ordem de serviço para a construção do centro olímpico na cidade da Paranoá, as primeiras piscinas do Complexo Cláudio Coutinho e o lançamento das reformas dos estádios Abadião, Augustinho Lima e Rorizão.
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural enfatiza que Brasília foi reconhecida como a melhor cidade para negócios no agronegócio em 2024.
Ao Correio da Manhã, a vice-governadora Celina Leão comemora as conquistas. “A entrega dos viadutos do Jardim Botânico e do Riacho Fundo I são marcos importantes para a mobilidade urbana, que vão beneficiar milhares de pessoas diariamente”, destaca ela. “O nosso governo fez avanços significativos também na área de habitação, com a entrega de diversas unidades habitacionais em diferentes regiões do DF. Além disso, a inauguração de novos restaurantes comunitários é um exemplo claro do nosso foco em garantir acesso à alimentação de qualidade para quem mais precisa. Sem falar do sucesso do programa Renova DF que até o momento conta com mais de 23,5 mil alunos formados pelo programa”, exemplifica ela.