Por: Thamiris de Azevedo

GDF alerta para inscrições em cursos de línguas

Centro oferece inglês, espanhol, francês e japonês | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Alunos podem se inscrever no site da Secretaria de Educação até 10 de janeiro
A Secretaria de Estado de Educação do DF alerta para o prazo de inscrição para aulas do Centros Interescolares de Línguas para o primeiro semestre de 2025. Segundo os dados divulgados, os interessados terão entre os dias 4 e 10 de janeiro para realizar a inscrição no site da pasta. As modalidades disponíveis são Inglês, Espanhol, Francês e Japonês.

Ao todo, a rede pública do DF oferece 17 centros interescolares de língua onde os estudantes podem se inscrever no contraturno das aulas regulares. O órgão informou à reportagem que não há limite para a quantidade de inscritos.

“O número total de vagas para os Centros ainda não foi definido, uma vez que ajustes poderão ser realizados até janeiro de 2025, com o objetivo de ampliar a quantidade de vagas para os cursos mais procurados pela população”.

As inscrições são destinadas a estudantes da rede pública de ensino, do Colégio Militar de Brasília e do Colégio Militar Dom Pedro II, além de membros da comunidade em geral a partir do 6º ano do ensino fundamental.

A seleção é realizada por sorteio de vagas e em etapas. Primeiro serão sorteadas as vagas para os estudantes da rede pública e depois para estudantes dos Colégios Militares de Brasília e Dom Pedro II. Só no final, serão ofertadas as vagas remanescentes para a comunidade.

Ao Correio da Manhã, a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, aprender línguas internacionais amplia o pensamento crítico dos estudantes.

“Aprender uma língua internacional transcende o domínio de palavras e estruturas gramaticais; é um convite ao diálogo com diferentes culturas, à ampliação do pensamento crítico e ao fortalecimento de habilidades essenciais para a atuação em um mundo globalizado. Na formação educacional, esse conhecimento é uma ponte que conecta nossos estudantes a novas oportunidades, enriquecendo suas trajetórias pessoais e profissionais.”

Documentos

O candidato somente terá a matrícula efetivada mediante a entrega da documentação obrigatória e legível; para estudantes menores de 18 anos, o responsável deverá apresentar CPF e RG. Também é necessário apresentar os originais e cópias de toda a documentação, incluindo identidade, CPF, duas fotos 3/4, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (declaração, histórico escolar ou diploma).