Foi divulgado na segunda-feira (30) pela Agência Brasília, o canal oficial da comunicação do governo do Distrito Federal (GDF), um balanço sobre a atuação do Hospital Veterinário Público do DF (Hvep) em 2024.
De acordo com as informações publicadas, a instituição registrou 327.597 atendimentos entre os meses de janeiro e novembro, oferecendo serviços gratuitos como consultas, cirurgias, exames especializados e internações.
Localizado em Taguatinga, o hospital público é gerido pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal e completou cinco anos de funcionamento em 2024.
A ampliação realizada em 2020 permitiu dobrar a capacidade de atendimento, que passou de cerca de 80 animais para uma média de recebimento de 150 por dia.
Além dos serviços veterinários, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais, que oferecem suporte aos tutores durante o atendimento.
A gestão é realizada pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), por meio de um contrato com o GDF no valor de R$ 43 milhões, que continuará vigente até o ano de 2026.
O agendamento das consultas pode ser feito online, pelo site AgendaDF, ou presencialmente.
O hospital também opera com internação 24 horas e equipamentos modernos, como aparelhos de anestesia.
Atendimento Móvel
O Hvep também opera uma unidade que percorre as regiões do DF, permanecendo por três meses em cada local.
O serviço móvel oferece atendimentos de menor complexidade, incluindo exames clínicos e laboratoriais, como exames de sangue e testes bioquímicos, além de consultas de rotina. Também são realizados procedimentos como a aplicação de medicamentos e curativos, quando necessário.
Atualmente, a unidade está no Gama, realizando atendimentos entre 8h e 12h, com retornos no período da tarde.
Procedimentos complexos, como cirurgias e exames de imagem, são realizados exclusivamente na sede fixa em Taguatinga, que também recebe animais em estado grave ou emergências.