Orçamento do FCO em 2025 beneficia o DF
O Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) aprovou a programação orçamentária do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2025. A decisão prioriza o Distrito Federal (DF), integrante da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
A nova política deve ampliar o acesso ao crédito, facilitando a atração de indústrias e aumentando as oportunidades de trabalho na região, de acordo com o que foi divulgado pela Agência Brasília, site de comunicação oficial do Governo do Distrito Federal (GDF).
Até agora, empresários do DF enfrentavam desvantagens em relação aos municípios goianos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), com juros mais altos e limites menores para financiamento. A partir de 2025, o novo enquadramento visa equilibrar esse cenário, potencializando o impacto dos recursos do FCO.
Em 2023, o DF já demonstrou eficiência ao consolidar 100% das operações aprovadas em crédito efetivo. O Conselho de Financiamento à Atividade Produtiva (Cofap) também encerrou o ano sem propostas pendentes, refletindo a agilidade administrativa.
O orçamento de R$ 1,121 bilhão para 2025 deve beneficiar especialmente pequenos empreendedores, que já receberam 71% dos recursos em 2023. O governo local reforça o compromisso com transparência, facilitando o ambiente de negócios e fortalecendo a confiança dos investidores.
O objetivo da mudança nos critérios de destinação dos valores é criar condições favoráveis para o crescimento econômico sustentável, garantindo que mais indústrias se instalem no DF e movimentem a economia.