Novos horários nas rotas de coletas de lixo no DF
Mudanças estão relacionadas a normas de segurança para os trabalhadores
Começou nesta segunda-feira (16), o novo horário das coletas de lixo nas regiões de Águas Claras, Arniqueira, Candangolândia, Gama, Jardim Botânico, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria, SCIA/Estrutural, SIA, Guará e Vicente Pires. As alterações já tinham feitas no Plano Piloto.
Em contato com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a instituição explicou que as mudanças são necessárias para a gestão adequar-se à Norma Regulamentadora nº 38, que trata das condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Apesar da publicação da norma ser de 2022, sua aplicação na prática começou somente este ano. Antes, houve um período de testes antes da efetiva implementação. Principalmente, o que se constatou é que o respeito à norma implica diminuição do tempo de coleta, o que justifica as alterações dos horários.
A diretora técnica do SLU, Andréa Almeida, aponta, em nota, que entre as mudanças, além do remanejamento dos horários, os lixos não serão mais recolhidos enquanto o caminhão estiver em movimento.
“Agora, os resíduos só são movimentados com o caminhão parado. Durante os deslocamentos, os garis utilizam a cabine. No estribo, a velocidade do veículo está limitada a 10 km/h. Isso representa um avanço importante para a segurança desses profissionais, que desempenham um papel essencial para a cidade”.
Aplicativo
Para acessar a nova rotina dos caminhões, os moradores do Distrito Federal podem acessar o aplicativo do “SLU coleta”, disponíveis para todos os smartphones. Para quem preferir, é possível consultar a nova rota no próprio site.
O usuário pode ainda ter acesso a instruções sobre como separar o lixo, cartilhas de educação ambiental e outras informações, como pontos de entrega de resíduos especiais que não podem ser descartados em lixos domésticos e comerciais: como eletrônicos, medicamentos e vidros.
O diretor presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, pontua, em nota, as dificuldades enfrentadas com os recolhimentos diários de forma desordenada.
“Há muito retrabalho em relação a quem coloca o lixo convencional fora do horário ou do tipo de resíduos recolhidos do dia. Qualquer pessoa com um celular pode acessar nosso aplicativo e ter a possibilidade de ajudar nesse sentido, dispondo dos horários e dias certos para a coleta”.