Distritais cobram renovação da frota de ônibus
Empresa Marechal está atrasando entrega de novos veículos
A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) cobra a viação Marechal por atrasos na entrega de novos veículos. A renovação da frota, prevista em contrato, está atrasada há quatro anos, conforme informou o presidente da comissão, o deputado distrital Max Maciel (Psol-DF).
“Renovar a frota é uma obrigação contratual e legal, não um favor da empresa. Esses atrasos demonstram um desrespeito à população, e a CTMU continuará cobrando transparência no transporte público do DF”, afirmou Maciel.
De acordo com cronograma enviado em março deste ano e aprovado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 222 novos veículos deveriam ter sido entregues até novembro. Contudo, apenas 168 foram repassados entre setembro e dezembro, restando 54 para completar o previsto até o momento.
O documento citado por Maciel refere-se ao Ofício STDF 155/24, enviado pela própria Marechal e que tem como título “Apresentação do Cronograma Renovação da Frota - Definitivo”. O Correio da Manhã teve acesso ao material que detalha datas e quantidades de entregas.
Além disso, ainda há a previsão de entrega de mais 155 ônibus até o fim deste mês, o que deve concluir a renovação. A falta de cumprimento do cronograma tem gerado preocupação com a segurança dos motoristas, cobradores e usuários do transporte coletivo do Distrito Federal, uma vez que veículos antigos continuam circulando.
"Negligência"
“Não podemos admitir que vidas sejam colocadas em risco por negligência. Estamos falando de segurança, tanto para os usuários quanto para os trabalhadores do sistema. A Semob e a Marechal precisam oferecer explicações claras e imediatas à sociedade”, enfatizou Max Maciel.
O Correio questionou a Semob e a Marechal sobre os atrasos e os riscos envolvidos na operação com veículos em situação vencida. A empresa de transportes informou que apenas a secretaria do DF pode tratar de questões deste tipo.
Já a Semob informou, em nota, que notificou a Viação Marechal quanto à necessidade de concluir a renovação da frota. A exigência atende a uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que determinou à secretaria, em dezembro deste ano, o prazo de 180 dias para apresentar informações sobre o cumprimento do cronograma.
A frota antiga e os atrasos têm sido acompanhados por reclamações constantes de usuários que relatam desconforto, superlotação e problemas técnicos nos ônibus em circulação. Com o prazo estipulado pelo TCDF em andamento, a conclusão da renovação da frota será acompanhada pelos órgãos competentes. A CTMU informou que seguirá cobrando respostas da Semob e da Marechal para garantir a resolução do problema e a melhoria no transporte público do Distrito Federal.