Por:

Energia elétrica terá redução em Brasília

Brasilienses poderão economizar na conta de luz a partir de janeiro com a aplicação do "bônus Itaipu" e da bandeira verde.

As informações foram divulgadas na terça-feira (7) em comunicado da Neoenergia Brasília.

Cerca de 980 mil clientes residenciais e rurais que consumiram menos de 350 kWh por mês ao longo de 2023 receberão um desconto de até R$ 46 nas faturas, conforme a Resolução Homologatória nº 3.420/24 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Neoenergia Brasília estima que o valor total concedido em forma de bônus ultrapasse R$ 18 milhões, como resultado da comercialização positiva de energia pela usina hidrelétrica de Itaipu.

O abatimento, calculado individualmente com base no consumo, será inserido diretamente nas contas de energia dos clientes elegíveis.

Além disso, a Aneel confirmou que a bandeira verde estará em vigor neste mês, o que significa ausência de cobranças adicionais.

Essa medida foi viabilizada pelas condições favoráveis de geração, permitindo o equilíbrio entre oferta e demanda sem a necessidade de aplicar bandeiras tarifárias mais caras, como a amarela ou a vermelha.

Mesmo com as reduções, a Neoenergia Brasília recomenda o consumo consciente para evitar desperdícios e economizar ainda mais.

Entre as orientações divulgadas pela companhia, estão o uso eficiente de aparelhos como ar-condicionado e chuveiro elétrico, além da adoção de lâmpadas LED e iluminação natural sempre que possível.

Outra orientação da Neoenergia é priorizar a limpeza regular de filtros de ar-condicionado e evitar banhos prolongados para reduzir o consumo e diminuir custos.