Por Mateus Lincoln
O governo do Distrito Federal (GDF) entregou, na quinta-feira (9), 70 unidades habitacionais no Conjunto B1 da Quadra 105 do Sol Nascente, região administrativa do DF.
As moradias, que beneficiam 224 pessoas em situação de vulnerabilidade, integram um complexo de 420 imóveis que será concluído até 2025.
Marcelo Fagundes, diretor-presidente da Codhab, destacou que o Distrito Federal vive um momento histórico em políticas habitacionais, com milhares unidades entregues entre 2025 e 2026.
"Para essas unidades, teremos o cheque moradia no valor de pelo menos R$ 15 mil, a ser disponibilizado para quem tiver renda familiar de até 5 salários mínimos, ajudando-os a superar a maior dificuldade que é o pagamento da entrada do imóvel", afirmou.
Ele mencionou que haverá ainda o lançamento do programa Locação Social no primeiro semestre deste ano, que ajudará famílias que gastam grande parte da renda com aluguel.
"Esperamos com isso uma redução significativa dos inscritos na lista da Codhab. Certamente, o DF será referencia nacional em combate ao déficit habitacional", pontou.
O conjunto habitacional, com área de 6.475 m², foi viabilizado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento Pró-Moradia II, totalizando um investimento de R$ 71,1 milhões.
Cada unidade tem 56 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O espaço também conta com estacionamento e estruturas de acessibilidade.
As famílias beneficiadas foram selecionadas com base na lista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, priorizando critérios de vulnerabilidade social.
De acordo com a Codhab, as unidades térreas do empreendimento foram reservadas para pessoas com deficiência.
Em nota, a Codhab informou que até o fim de 2025, planeja entregar 7.093 moradias em diversas regiões, incluindo Itapoã, Samambaia, Riacho Fundo 1, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião e Planaltina.
Desde 2019, o governo já entregou 9.531 unidades, garantindo moradia para cerca de 38 mil pessoas. No Sol Nascente, já foram inauguradas 798 moradias, sendo a região a terceira mais atendida no DF.