Por Mateus Lincoln
O Distrito Federal alcançou, em 2024, a menor taxa de homicídios dos últimos 48 anos, registrando 6,8 casos por 100 mil habitantes.
Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a redução histórica é reflexo de diversos programas e do trabalho coordenado das forças de segurança.
As informações da SSP-DF apontam que, em números absolutos, o DF teve 203 vítimas de homicídio no ano, o menor índice desde 1984, quando ocorreram 182 casos.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que os resultados aproximam o DF de índices observados em estados norte-americanos.
"Alcançamos 6,8 casos por 100 mil habitantes. Estamos falando de vidas preservadas e de um DF cada vez mais seguro para a população." Ele também ressaltou o uso de tecnologia como ferramenta essencial na prevenção de crimes.
Em comparação com 2012, quando foram registrados 820 homicídios, a redução foi de mais de 75%. O Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), destacou o DF como líder na redução da mortalidade violenta no Brasil, com uma queda de 67,4%.
A SSP-DF destacou, em nota, alguns programas apontados como principais influenciadores nesses índices, como o "Segurança Integral", que envolve a integração de diversos órgãos e a participação da sociedade civil, com o objetivo de reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança.
Outra iniciativa citada na nota foi o Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU), que opera em 32 das 35 Regiões Administrativas do DF. As imagens captadas são transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), permitindo ações preventivas.
Avelar também mencionou uma queda de 14,9% nos crimes contra o patrimônio em 2024, com destaque para a redução de 50% nos roubos em transportes coletivos.
Segundo ele, o uso de videomonitoramento e inteligência tem garantido que as pessoas se sintam mais seguras ao transitar pelas ruas e utilizar o transporte público. "Esses números são frutos de esforços coordenados e da aplicação inteligente de recursos".