O governador Ronaldo Caiado (União) sancionou recentemente um pacote de leis que atualiza planos de carreira e concede reajustes aos servidores estaduais, conforme divulgado pela Agência Cora Coralina, o canal oficial de notícias do governo de Goiás.
As medidas, aprovadas pela Assembleia Legislativa de Goiás na última terça-feira (14), terão impacto financeiro de R$ 1,1 bilhão em 2025.
Entre os benefícios, está o reajuste de 4,83% referente à data-base, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024, e que será incorporado à folha em maio aos servidores civis e militares, ativos, inativos e pensionistas.
Além da correção geral, as novas leis contemplam aumentos para algumas categorias.
Na Segurança Pública, policiais civis e técnicos-científicos terão acréscimo de 11,68%, enquanto os praças e tenentes da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBMGO) receberão reajuste de 5,85%.
Na Saúde, servidores em regime transitório terão 5% de aumento, com possibilidade de ampliação de até 25% para aqueles que optarem pela modulação de carga horária.
A Agência Goiana de Regulação (AGR) também teve seu plano de carreira revisado, gerando um impacto de R$ 344 mil anuais.
Os planos sancionados ainda englobam a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que teve sua estrutura de cargos atualizada sem gerar custos adicionais.
Segundo o governo, as medidas buscam corrigir desigualdades históricas e valorizar os trabalhadores.
O objetivo, ainda de acordo com a Agência, é garantir melhores condições aos servidores, além de assegurar a qualidade e continuidade dos serviços públicos oferecidos à população.