Balanço do combate ao HIV no MS em 2024
O combate ao HIV em Mato Grosso do Sul registrou avanços em 2024, com a distribuição de mais de 2,3 milhões de preservativos externos, 40 mil preservativos internos e 120 mil testes rápidos.
As informações foram divulgadas pela Agência MS na última sexta-feira (3).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também forneceu 4 mil latas de fórmula infantil para prevenir a transmissão vertical do vírus.
As ações incluem testagem rápida em unidades básicas de saúde e profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), garantindo diagnóstico precoce e assistência. Atualmente, 10.936 pessoas vivem com HIV no estado e estão em tratamento.
Em 2024, MS registrou 628 novos casos de HIV, dos quais 321 evoluíram para Aids. Segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificação), foram confirmadas 157 mortes relacionadas à doença.
O balanço destaca que, no último ano, as ações de conscientização também foram ampliadas pela SES, com enfoque em diagnóstico precoce e redução do estigma.
Em nível nacional, cerca de 700 mil pessoas estão em tratamento, segundo o Ministério da Saúde. O tratamento com antirretrovirais é fundamental para reduzir a carga viral, evitando a progressão para Aids e a transmissão do vírus.
O HIV é transmitido por relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação e pelo uso compartilhado de materiais perfurocortantes.
Com tratamento contínuo, o vírus pode se tornar indetectável, o que impede sua transmissão por via sexual. Essas medidas são fundamentais para enfrentar o estigma, ampliar a prevenção e garantir qualidade de vida para as pessoas que convivem com o vírus.