Segurança reforçada em Brasília para o 8 de janeiro
Esquema mobiliza forças locais e federais para atos na Capital
Por Mateus Lincoln
O governo federal organiza um ato em memória do 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e vandalizaram as sedes dos três poderes em Brasília.
O evento na Praça dos Três Poderes contará com segurança reforçada e ações coordenadas para evitar incidentes.
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) elaborou um plano integrado para mobilizar órgãos locais e federais, enquanto o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) é responsável pela área interna do Palácio do Planalto.
"Com os trabalhos constantes de monitoramento 24 horas por dia, podemos afirmar que até o momento, nenhuma movimentação suspeita foi detectada", afirmou à reportagem, Alexandre Patury, responsável pela pasta da SPP-DF.
O secretário comentou ainda, por ligação, que até mesmo todos os ônibus que trafegarão por Brasília já foram mapeados.
Reuniões no Centro de Operações Integradas definiram estratégias para o controle de acesso e proteção do patrimônio público.
Gradis serão instalados ao redor da Praça e em trechos das vias N1 e S1, restringindo o acesso. O público será orientado a utilizar a entrada pela Avenida José Sarney, onde haverá triagem para impedir a entrada de objetos cortantes, hastes de bandeiras, garrafas de vidro e outros itens considerados de risco.
Além disso, o Corpo de Bombeiros estará de prontidão com equipes de resgate e combate a incêndios. Enquanto a Polícia Militar e o Detran-DF vão coordenar o trânsito, com bloqueios em vias estratégicas a partir das 9h.
A SSP-DF criou uma célula de inteligência para monitorar redes sociais e identificar possíveis ameaças à segurança na Esplanada.
"Hoje, com as iniciativas de controle da SPP e de órgãos federais, é impossível que grupos se mobilizem e não sejam notados pela equipe", ressaltou Patury.
Em nota, a Polícia Militar do DF (PMDF) informou à reportagem que "em função das atividades previstas para o dia 8 de janeiro de 2025, haverá um reforço no policiamento na área central de Brasília. Serão empregadas tanto as tropas de área quanto as unidades especializadas para garantir a segurança e a ordem pública".