55 milhões de acessos ao site estadual de GO
O governo de Goiás, segundo a Agência Cora Coralina, registrou 55,4 milhões de acessos ao Portal Expresso em 2024, número 70% superior ao constatado em 2023, quando os serviços foram usados 32,5 milhões de vezes.
A plataforma oferece 117 serviços digitais, como consultas de veículos e boletins escolares, além de agendamentos do atendimento no Vapt Vupt.
Lançado em 2021, o Expresso é resultado de parceria entre a Secretaria-Geral de Governo e a Secretaria de Administração, com o objetivo de ampliar o acesso remoto aos serviços públicos.
Por meio do portal e do aplicativo, cidadãos podem resolver demandas sem sair de casa, contribuindo para a economia de tempo e dinheiro.
O programa reforçou a posição de Goiás como líder nacional em digitalização, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Além disso, o portal reflete também a adesão crescente da população aos serviços online.
Entre as opções, estão o registro de ocorrências na Delegacia Virtual, a solicitação de medicamentos de alto custo e o pedido da nova Carteira de Identidade Nacional.
O aplicativo Expresso Goiás, disponível para os sistemas Android e iOS, oferece 25 desses serviços.
O portal Expresso, criado no primeiro ano de gestão e lançado oficialmente em 2021, começou com 70 serviços e hoje conta com 117, com previsão de crescimento nos próximos anos.
A Superintendência de Transformação Pública, vinculada à Secretaria de Administração, auxilia órgãos na digitalização de serviços e avalia a gestão pública. A iniciativa busca reduzir a burocracia e garantir um atendimento eficiente.