Por:

DF amplia isenção do IPVA a carros elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta sexta-feira (21) a ampliação da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos seminovos.

A medida, que já beneficiava veículos adquiridos em concessionárias de outros estados, agora inclui modelos comprados por pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de serem de concessionárias.

O decreto será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na próxima terça-feira (25).

O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que a iniciativa visa fortalecer o setor automotivo, que emprega cerca de 20 mil pessoas no DF e contribui significativamente para a economia local. Ele também reforçou o objetivo de transformar Brasília em uma referência em sustentabilidade.

A medida foi comemorada pela Associação das Empresas Revendedoras de Veículos do DF (Agenciauto-DF), que havia solicitado a inclusão de veículos seminovos no benefício.

Segundo a Agência Brasília, em janeiro deste ano, o setor de seminovos e usados vendeu 23 mil carros no DF, com 850 lojas espalhadas pela região.

A ampliação da isenção faz parte de uma série de ações do GDF em apoio ao setor automotivo. Ainda de acordo com a Agência Brasília, em janeiro, o governo retomou a isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos comprados em concessionárias locais.

Além disso, em dezembro de 2023, foi sancionada uma lei que estende o benefício a pessoas com deficiência, incluindo síndrome de Down e autismo, para veículos de até R$ 140 mil.

Conforme divulgado pela Agência, essas medidas buscam estimular a economia, promover a sustentabilidade e ampliar o acesso a tecnologias menos poluentes na capital federal.