Por:

InfoSaúde-DF alcança 4,2 milhões de acessos

O Portal de Informações e Transparência da Saúde do Distrito Federal (InfoSaúde-DF) registrou 4,2 milhões de acessos em 2024, superando os 2,6 milhões do ano anterior.

Criado em 2020 pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) em parceria com a Fiocruz Brasília, a plataforma consolida dados públicos sobre a saúde na capital federal.

A Agência Saúde do DF divulgou na quarta-feira (26), o crescimento reflete a ampliação de funcionalidades e a integração ao Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges-DF), que melhorou a qualidade e o alcance das informações disponíveis.

A ferramenta oferece mapas interativos e painéis com dados georreferenciados, facilitando o acesso a endereços de unidades de saúde e informações sobre atendimentos, internações e exames.

Além de servir como instrumento de transparência, o portal auxilia gestores e profissionais na tomada de decisões.

Em 2024, a criação da Sala de Monitoramento em Síndromes Gripais ampliou a utilidade da plataforma, permitindo o acompanhamento em tempo real de casos relacionados a doenças respiratórias e outras condições de saúde.

Atualmente, o InfoSaúde-DF conta com 231 painéis, sendo 89 dedicados à Sala de Situação de Saúde, que consolida dados diários dos três níveis de atenção à saúde.

A iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Ipê de Inovação em Transparência da Controladoria Geral do DF em 2024.

Ainda conforme a Agência Saúde, a transformação digital do monitoramento, que antes dependia de métodos analógicos, permitiu a disponibilização de informações atualizadas quase em tempo real, contribuindo para a democratização do acesso aos dados de saúde no Distrito Federal.