O Governo do Distrito Federal anunciou o funcionamento de uma “coluna inteligente” instalada no Parque Ecológico de Águas Claras pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O chamado Post Smart Ibram fornece diversas informações úteis para a população e contribui para o aprimoramento do plano de manejo e conservação do local.
A coluna inteligente é uma ferramenta multifuncional na qual, em um único poste de iluminação, há diversas possibilidades de instalações. É possível instalar lâmpada de LED, rede Wi-Fi, câmeras de segurança, carregamento de veículos elétricos, análise da qualidade do ar, temperatura, entre outros.
O equipamento foi instalado em dezembro de 2024 para um período de teste. Durante este tempo, foram realizados diversos ajustes para aprimorar o equipamento até que estivesse em pleno funcionamento.
Em nota, o preisdente do Ibram, Rôney Nemer, comemora. “Teremos dados mais precisos para poder melhorar o planejamento da unidade com o diagnóstico que será dado no plano de manejo, o que nos levará a fazer um melhor zoneamento da área, com mais garantia dos dados que fundamentarão essas decisões”, afirma.
Segundo o órgão, as informações já trazidas pelo Smart Ibram revelam que a qualidade de ar do parque é boa e que até 42 mil pessoas circulam, por mês, na parte central da unidade, onde o equipamento está instalado. O horário de pico do parque é às 21h.
Visitações
O número de visitantes mensais na área do parque de Águas Claras indica que a atração pode receber até 504 mil pessoas por ano. Com essa marca, o parque lidera a lista dos mais visitados, superando o Parque Jaraguá, em São Paulo, que ocupa o segundo lugar, com 407 mil visitantes anuais.
A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Águas (Sucon), Marcela Versiani, destaca a importância das informações sobre pico de visitação para contribuir na melhora do planejamento de manutenção e funcionamento do parque.
“Isso pode balizar decisões sobre a necessidade de expansão da pista de ciclovia e a separação dela da pista de caminhada, por exemplo, para ser discutido no planejamento”, acrescenta.