Portaria publicada no Diário Oficial desta segunda feira (31) determina novo horário para o funcionamento de distribuidoras de bebidas que funcionam em área comercial, mista ou residente. Elas agora só poderão funcionar entre as 6h da manhã e a meia-noite. Segundo o documento, a medida é proveniente de dados que indicam a correlação direta entre o funcionamento prolongado e o aumento significativo de ocorrências policiais, como violência urbana, tráfico de drogas, perturbação da ordem pública e acidentes.
O secretário de Segurança Pública (SSP), Sandro Avelar, disse ao Correio da Manhã que as situações de desordem estão se agravando no DF.
“É uma medida que tomamos ouvindo as comunidades. A grande maioria da população apoia essa medida, que busca trazer normalidade. É o respeito pelos moradores que querem dormir melhor e precisam acordar cedo. Estes estão sendo prejudicados pela desordem que vem acontecendo nas madrugadas em algumas distribuidoras de bebidas”, afirmou.
A Secretaria de Segurança realizou estudos sobre padrões criminais, identificando dias, horários e locais de maior incidência de cada tipo de crime. Esses dados visam colaborar com os processos de investigação e na formulação de estratégias voltadas ao policiamento ostensivo em cada região do DF.
Homicídio
Um dos principais objetivos é a redução de homicídios. O estudo, elaborado pela Subsecretaria de Gestão da Informação da SSP/DF, indica que 20% dos 723 casos de homicídios, na modalidade consumada ou tentada, registrados em 2024, ocorreram em bares e distribuidoras de bebidas. Neste ano, o número chegou a 24%, dos 135 casos registrados entre janeiro e fevereiro.
O estudo destaca, ainda, que, que o homicídio é a última de um ciclo delituoso. Antes de chegar a esse desfecho, outros delitos, como ameaças e lesões corporais costumam compor uma escalada de agressões.
Em 2024, o DF registrou o menor número de homicídios desde 1984. Foram 203 vítimas registrados, correspondente a 6,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. Quando comparado a 2023, houve redução de 11,5%.
Entre sexta-feira (28/3) e domingo (30/3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atuou 87 condutores dirigindo embriagados.