Jean Fernando, 43 anos, professor de artes do 6º e 7º ano do Centro Ensino Fundamental 01 da região administrativa de Planaltina no Distrito Federal, foi selecionado para expor no famoso Louvre, em Paris. Ele terá duas obras expostas, durante uma semana, em outubro, no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre.
Em entrevista ao Correio da Manhã, Jean conta que é professor de artes há 15 anos. Para ele, a oportunidade vai além de expor em um dos salões do Louvre. Ele quer que a ocasião sirva de inspiração para todos os seus alunos. Destaca que, para ele, sua profissão vai além de transmitir conhecimento.
“Ser professor é ser um tomador de pensamentos para ajudar os alunos a pensarem. Acho que a arte nos estimula a isso. Não se trata só de transmitir conhecimento, é ajudá-los a serem melhores”.
Artista
Jean conta que sua história com a arte começou no ensino médio. Uma professora elogiou seus traços e recomendou que ele investisse em seu lado artístico. O professor e artista plástico escutou, e começou a fazer diversos cursos de pintura. Seu primeiro quadro foi produzido em 1999.
Sua maior referência é o pintor holandês Amadeo Mondrian, conhecido como Petit Mondrian, um dos pioneiros da arte abstrata. A frase de Mondrian “Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos” mudou sua perspectiva artística. E a sua identidade na pintura começou daí.
Assim, a característica principal da obra de Jean Fernando é a criação de personagens com expressividade no olhar. Outra referência surgiu quando começou a dar aula de pintura para idosas, e o interesse delas por flores fez com que introduzisse o floral em suas obras.
As duas obras que serão expostas no Louvre serão inéditas. O pintor conta que ainda irá terminá-las, mas com exclusividade ao Correio da Manhã deu um “spoiler”.
“Uma das obras será um autorretrato, no qual estarei em posição de pensamento. E a outra, será a pintura de um casal”.
O artista relata que quando ficou sabendo do edital da Galeria Vivendo Arte para a exposição em Paris logo entrou em contato e mandou o portifólio. Tempos depois, realizou a entrevista e foi selecionado.
Atualmente, Jean Fernando está em tratativa com a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal para receber apoio financeiro para sua viagem a Paris.