O Correio da Manhã teve acesso ao ofício, protocolado pelo deputado distrital Max Maciel (Psol) em que ele propõe, à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), à Secretaria de Infraestrutura, e a Universidade de Brasília (UnB), a construção de um terminal rodoviário no campus Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, em Brasília. Segundo o distrital, as tratativas acontecem desde 2023.
As pastas do GDF, a UnB e o deputado, que também é presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CTMU), reuniram-se na última terça-feira (8) para debater a viabilidade do tema.
À reportagem, o secretário da Semob, Zeno Gonçalves, afirma que a sugestão ainda precisa passar por uma análise técnica para estudar sua efetividade, mas que toda infraestrutura que busca melhorar o transporte do DF é bem-vinda. Gonçalves destaca que, por enquanto, não há nenhuma previsão para a construção.
Em nota, a Universidade afirma que tem interesse em dar andamento ao projeto, mas assim como a Semob, afirma que, por enquanto, ainda se trata de uma ideia inicial que demanda a elaboração de estudos técnicos e projetos detalhados.
Déficit
Em entrevista ao Correio da Manhã, Maciel relata que o déficit de acessibilidade na UnB é histórico e estrutural.
“Os estudantes enfrentam longas filas na Rodoviária do Plano Piloto, além da falta de ônibus para retornarem às suas casas, especialmente nos horários de pico. A universidade tem mais de 50 mil pessoas circulando e, mesmo assim, não há uma estrutura adequada de transporte coletivo integrada ao campus. Isso evidencia a prioridade dada ao transporte individual no DF, em detrimento do transporte público. Vemos muitas obras para facilitar a vida dos carros e quase nada para viabilizar um transporte coletivo mais eficiente", critica.
O deputado destaca que, nos últimos dois anos à frente da CTMU, recebeu diversas demandas pleiteando a expansão nos transportes públicos que dão acesso à faculdade. Destaca que, só a linha 110, que sai do terminal da Rodoviária do Plano Piloto, movimenta cerca de 18 mil viagens.
“Pensar um terminal na UnB é garantir acesso direto da universidade para outras regiões, sem depender da Rodoviária. É sobre integrar modais e requalificar linhas existentes, transformando UnB em um modelo de acesso rápido", ressalta.
O deputado confirmou que uma reunião será realizada com o GDF, a reitoria e a empresa que presta o transporte para a universidade para discutir prazos e cronograma. “Somente após os estudos técnicos e a formalização do projeto teremos uma noção mais concreta de datas”, afirma.