Por Thamiris de Azevedo
A segunda reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior ocorreu, na manhã de quinta-feira (10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Essa reunião foi marcada, excepcionalmente fora do cronograma quinzenal, para suprir a falta de quórum parlamentar na semana passada. Ocorre que, novamente, não houve presença suficiente para dar encaminhamento à sessão. Compareceram somente a presidente da Comissão, Paula Belmonte (Cidadania), e o deputado Gabriel Magno (PT).
Os presentes esperaram por 30 minutos. Belmonte lamentou a ausência dos parlamentares que compõem a CPI que, segundo ela, nem se justificaram, com exceção do relator Daniel Donizet (MDB), afastado por motivos de saúde.
"O sentimento que eu tenho hoje de infelizmente não termos quórum para fazer a deliberação adequada, é de tristeza. Deputado, uma andorinha só não faz verão, mas nós estamos aqui como duas andorinhas. Dois parlamentares que têm o sentimento de que questões partidárias precisam estar unidas quando se fala de humanidade e sustentabilidade. Estamos falando de seres humanos que estão sendo atingidos", criticou.
Na pauta, adiada, havia 35 requerimentos para serem votados. "Se não tiverem afinidade com o tema, que possam abrir vagas para outros. O que nós precisamos é de uma CPI propositiva que traga soluções. Para isso, não existe deputado de base, oposição ou independente. Isso não é uma agenda ideológica", criticou a deputada.
Termelétrica
A presidente destacou a importância da reunião para que ela tratasse da possibilidade da instalação de uma Termelétrica no Distrital Federal. Se vier a ser instalada, a usina utilizará a água já poluída do rio Melchior.
Também ressaltou a necessidade de marcar, com os demais membros da CPI, uma visita local para averiguar a situação com as comunidades próximas às águas do Melchior.
Magno também ressaltou a importância de apurar a negligência com o Rio Melchior, que, segundo o deputado, se arrasta há anos. "Ninguém foi obrigado a participar da CPI" comentou.