Por: Por Isabel Dourado

Adeus ao Papa na missa dos 65 anos de Brasília

Governador do DF, Ibaneis Rocha, decreta sete dias de luto pela morte do Papa | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

A celebração religiosa desta segunda-feira (21), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, marcou os 65 anos de Brasília e também a despedida do papa Francisco. Líder da Igreja Católica Romana e primeiro papa argentino, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, dentro de seu apartamento na residência de Santa Marta, na cidade do Vaticano, durante a madrugada. O Vaticano informou que o pontífice sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de sete dias.

Ele lembrou o legado de Francisco. "O papa, nas duas vezes em que eu estive com ele, pediu que nós rezássemos por ele, em sinal de humildade e carinho."

A cerimônia litúrgica contou com a presença de autoridades locais, incluindo o governador e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha. Ambos participaram do ato religioso em homenagem à capital e se juntaram aos fiéis que prestaram tributo ao papa. Durante o evento, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, conduziu os ritos e destacou a importância do líder religioso para a comunidade católica.

O papa Francisco enfrentava problemas de saúde, agravados por um quadro de pneumonia. O líder se dedicou a implementar mudanças significativas no catolicismo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota expressando solidariedade e orações."O Papa Francisco nos inspirou com a força dos gestos simples e com a profundidade de seus ensinamentos. Ele nos ensinou que a verdadeira grandeza da Igreja está em sua capacidade de encontro com as feridas da humanidade", afirmou a CNBB.

O papa Francisco esteve no Brasil em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, falou diretamente aos jovens e incentivou ações de acolhimento e fé. Ao longo de seu pontificado, Francisco ficou conhecido por seu discurso voltado aos mais pobres, migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O clima de comoção marcou a celebração, que uniu lembranças do aniversário da Capital à despedida do líder da Igreja Católica.