As festividades para celebrar o aniversário de 65 anos de Brasília movimentaram a capital federal na última semana. Entre os dias 17 e 21, a agenda dos brasilienses e dos turistas que vieram comemorar esteve recheada de opções.
A Esplanada contou com shows para todos. Desde Wesley Safadão até Raimundo Fagner, passando pelo Grande Encontro, com Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, e o samba do Menos é Mais. Segundo a Secretaria de Turismo, mais de 1 milhão de pessoas foram prestigiar os shows e a queima de fogos que marcaram os festejos da capital.
No Museu Nacional da República, cerca de 8,9 mil pessoas viram a exposição “JK e família – fotos históricas e Brasília”. Já no Zoológico, mais de 48 mil pessoas aproveitaram a entrada gratuita.
Já na Catedral, a missa de Páscoa recebeu cerca de mil pessoas, atingindo a lotação máxima do local. Da mesma forma, a missa do aniversário de Brasília, com homenagem especial ao Papa Francisco que faleceu no dia do aniversário da capital.
Segurança
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, não houve nenhuma ocorrência grave durante o festejo. Porém, foram registradas 171 ocorrências menores, sendo 81% de furtos, em sua maioria de celulares. Já no trânsito, a Polícia Militar abordou 685 veículos e realizou 637 testes de etilômetro, sendo que 56 condutores foram autuados por alcoolemia, doze motoristas estavam inabilitados e 47 veículos foram removidos ao depósito.
Durante as operações do Detran, foram abordados 1,5 mil condutores e aplicaram-se 1,5 mil testes de etilômetro, sendo136 motoristas autuados por dirigir sob a influência de álcool, 38 por escapamento irregular, 36 inabilitados, 29 com a CNH vencida, dois transpondo bloqueio viário e 79 cometeram outras infrações.
Ao Correio da Manhã, a vice-governadora, Celina Leão, comemora o sucesso dos festejos.
“Brasília é isso. Uma cidade que acolhe, que emociona e que se reinventa com a força de cada cidadão. São pessoas que acordam todos os dias dispostas a fazer o melhor. E é por elas que trabalhamos com dedicação e responsabilidade e para quem fizemos essa festa linda.”, afirma.