Por: Mayariane Castro

Jazz e outras vertentes em aulas

Roda de conversa sobre a experiência da dança | Foto: Divulgação

Brasília também foi palco do evento Contextos, voltado para a dança jazz e suas vertentes, idealizado por Jhean Allex, renomado nacionalmente na modalidade. O evento ocorreu durante um fim de semana e contou com a participação de profissionais experientes, incluindo profissionais da dança do cenário do Distrito Federal, que ofereceram workshops, palestras e mentorias sobre o processo coreográfico.

O objetivo do evento foi proporcionar uma imersão nas diversas vertentes do jazz, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Além de aulas com os quatro participantes, o evento também contou com duas palestras sobre o jazz no Brasil e processos coreográficos enquanto coreográfos. Ambas as palestras duraram cerca de duas horas cada e foi aberto aos participantes um momento para realizar questões direcionadas aos professores.

Elenco

Jhean Allex, que possui mais de 30 anos de carreira, é uma figura proeminente no cenário do jazz brasileiro e idealizador do evento. Ele é conhecido por suas contribuições na remontagem do repertório da coreógrafa Roseli Rodrigues, considerada uma das pioneiras do jazz no Brasil. Allex já atuou em importantes companhias, incluindo o Ballet Theatro Municipal de Niterói e a Companhia Nacional de Madrid, na Espanha. Atualmente, é diretor e criador da Contextos Cia de Dança, além de idealizador do evento de vivência de jazz. Em 2024, seu grupo recebeu prêmios de melhor bailarina e melhor grupo no Festival Internacional de Goiás, além de bolsas de estudo internacional para bailarinos integrantes do grupo.

O evento também contou com a participação de Eliane Fetzer, diretora e coreógrafa do Eliane Fetzer Centro de Dança, que já participou do Jump Convention Center em Nova York e obteve diversas premiações internacionais, incluindo um prêmio de ouro no Festival de Joinville. Fetzer é idealizadora do Prêmio Curitiba na Dança e traz uma vasta experiência que foi compartilhada durante o encontro dentro das aulas.

Outro profissional envolvido é Edy Wilson, que desde 2012 atua como diretor e coreógrafo da Añaca Cia de Dança, contribuindo para o desenvolvimento da dança no cenário contemporâneo em São Paulo. Rodrigo Mena Barreto, de Brasília, também fez parte do evento, somando sua experiência à programação. Ele, que é diretor da Duo Cia de Dança, conta com diversas premiações importantes na carreira e uma presença renomada e valorizada no reduto da dança no DF.