Por: Mayariane Castro

Cultura negra ganha espaço na Asa Norte

Gastronomia e cultura afro em Brasília | Foto: Divulgação

Na Asa Norte, em Brasília, o bairro ganha uma nova cafeteria com um conceito focado em promover a cultura negra. Inaugurada no dia 4 de outubro, a Griô Café Cultural é resultado da parceria entre a jornalista Adriana Caitano e o barista e chef Artur Ribeiro. O local, além de servir como ponto de encontro para apreciadores de café e gastronomia, visa ser um espaço de valorização da arte negra, com exposições, música e eventos culturais.

Localizada na Casa dos Quatro, um ponto cultural que já abriga o Teatro Ribondi, a Griô Café Cultural se destaca pelo compromisso com a diversidade. O nome do estabelecimento remete aos griôs, figuras tradicionais africanas que preservam a história oral de seus povos, e simboliza a missão do casal em preservar e difundir as raízes culturais da população negra por Brasília.

Além da programação cultural, a cafeteria propõe um cardápio que valoriza a economia local e a diversidade. Artur Ribeiro, responsável pela parte gastronômica, adiantou que o café oferece uma seleção de bebidas e alimentos com insumos de mulheres empreendedoras da região do Distrito Federal e arredores. Entre os itens, estão doces, pães e outros produtos fornecidos por pequenos negócios liderados por mulheres negras, além de fornecedores quilombolas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+.