Boneco do Nordeste e de Brasília, patrimônio imaterial brasileiro

Mamulengos conquistam o DF e vão às escolas

Por Mayariane Castro

Grupo Presepada: trajetória de mais de 30 anos

 O objetivo do projeto que leva o Mamulengo às escolas é instrumentalizar os professores para que possam integrar o Mamulengo em suas práticas pedagógicas.

O Mamulengo é um tipo de teatro de bonecos que se originou no Nordeste brasileiro e é considerado patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2015. Cidade com grande número de nordestinos, Brasília impregnou-se da tradição. O termo “Mamulengo” pode variar entre regiões, recebendo nomes como Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, entre outros. Um catálogo publicado em 2020 identificou 13 grupos de Mamulengo no Distrito Federal.

O grupo Mamulengo Presepada, responsável por realizar as apresentações, foi fundado nos anos 1980 por Chico Simões, que se inspirou em sua convivência com outros mestres do teatro de bonecos no Nordeste. O grupo tem promovido diversas ações educativas e culturais, visando a valorização do Mamulengo e seu papel na cultura popular. A sede do grupo em Taguatinga tem sido um espaço de desenvolvimento de projetos voltados para a educação e a cultura.

Presepada

Com mais de 30 anos de trajetória, o Mamulengo Presepada já realizou mais de 2.500 apresentações em 25 países. Ao longo de sua história, o grupo foi reconhecido com diversos prêmios, como o Prêmio “Betinho” (referência ao sociólogo Herbert de Souza, o “irmão do Henfil”, fundador da ONG Ação pela Cidadania contra a Fome, a Miséria e Pela Vida) pelo trabalho com crianças em situação de rua em Brasília e o Prêmio de Melhor Espetáculo de Rua no Festival Nacional de Teatro de Anápolis, no Goiás.

Chico Simões, coordenador do grupo, atualmente está construindo o espaço Vila Mamulengo em Olhos D’Água, vilarejo distrito de Alexânia (GO), para poder ter uma sede fixa para realização de trabalhos do grupo. Este projeto tem como finalidade promover a cultura do Mamulengo e fortalecer a educação patrimonial na região. “O Mamulengo Vai à Escola” representa uma iniciativa importante para a disseminação do conhecimento sobre o teatro de bonecos e sua relevância cultural, além de proporcionar oportunidades de formação e prática educativa para professores e estudantes nas escolas do Distrito Federal.

Nordeste no Quadradinho

Dados da Codeplan indicam que mais de 650 mil pessoas do Nordeste residiam no Distrito Federal, tornando a capital o local no país com mais nordestinos do que a própria região. Para valorizar essa presença significativa, o Executivo local sancionou, em 2019, uma lei que inclui o “Encontro Nordestino” no Calendário Oficial de Eventos do DF como forma de valorização da miscigenação e também visa promover a rica cultura nordestina por meio de diversas manifestações artísticas.

Dentre as celebrações culturais presentes no Distrito Federal, há a presença forte da capital nos circuitos de festejos juninos durante os meses de junho, julho e agosto. No ano de 2024, o Campeonato Nacional de Quadrilhas foi sediado em Taguatinga e a campeã nacional deste ano foi a quadrilha Arroxa o Nó, do Paranoá.