Por:

20 atrações musicais no palco local

O line-up é composto ainda pelos shows de Flávio Delli e Ane Êoketu, ambos do DF; pelo cantor pernambucano Ivyson; a banda Los Sebozos Postizos, também de Pernambuco; a baiana Josyara; Moreno Veloso, também baiano, com Mãeana, do Rio; os grupos candangos Samba Urgente e Samba da Tia Zélia, além do som dos DJs Criolina, Laine de Olinda, Perde a Linha e La Ursa, todos do Distrito Federal. Uma característica importante do festival é o seu compromisso em valorizar as atrações do Nordeste, reconhecendo a forte conexão dessa região com a história e a formação cultural do próprio DF. Essa iniciativa é reforçada pela música de alta qualidade que os artistas nordestinos sempre trazem ao evento. Mas o VOA Festival vai além dos palcos. Dentro do evento será montada novamente uma feira de economia criativa, dando continuidade à parceria da primeira edição com o Picnik Brasília e a Feira Preta. Também haverá uma área gastronômica e oficinas formativas, cujas informações e inscrições serão divulgadas em breve.

Além disso, tendo inclusão e sustentabilidade como pilares, o evento possui ingressos com valor de meia entrada com direito a acompanhante para pessoas com deficiência (PCDs). Elas terão acesso a áreas exclusivas, intérpretes de Libras, monitores de acessibilidade e infraestrutura adaptada, incluindo banheiros próprios e rampas de acesso. O festival também busca pluralidade em relação à equipe, trazendo equidade racial, de gênero e territorial nas contratações de pessoal, tendo um time múltiplo e representativo de todo o DF e entorno.

O VOA é fruto de uma parceria entre a Formiga Produções, a Arquidesign e o Instituto IBRANOVA, com produção realizada pelo Grupo Mandala Produções. O festival conta com recursos do Ministério da Cultura e da LIC DF, e patrocínio master da VIVO, Amgea e Ultrabox, e apoio do Sindicato dos Bancários, do Coletivo Honk e da Toska DSGN.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Atraindo um total de 4.500 pessoas, a primeira edição, realizada em setembro de 2023, no Centro Cultural Banco do Brasil, destacou o potencial do VOA como um evento transformador. Em 2024, o festival busca ir além e espera dobrar o público, se consolidando como uma plataforma multicultural de difusão musical, impulsionamento da economia criativa e promoção da cultura no DF.