Nos palcos, reflexões em Memória

Obras da Argentina, Espanha, Canadá e Brasil se revezam

Por

Outro destaque será "Future Lovers", da companhia espanhola La Tristura, que examina a relação da nova geração com um mundo hiperconectado. O festival também apresentará "no hay banda", de Martín Flores Cárdenas, que investiga a essência do teatro a partir da experiência pessoal do artista.

Biografias e histórias de vida também estarão em foco com apresentações como "Não me entrego, não!", protagonizada pelo ator Othon Bastos, e "A Escultura", que traz a narrativa de Yara De Cunto, uma artista com deficiência visual.

Três obras tratarão da relação com as mães e do luto: "Between me and you", "Azira'i", e "Meu nome: mamãe". Cada uma aborda o tema de formas distintas, proporcionando um espaço de reflexão sobre a perda e a ancestralidade.A programação inclui ainda "Nzinga", que retrata a história da rainha dos reinos de Ndongo e Matamba, e "Danúbio", que aborda a memória ancestral dos corpos pretos. Outras estreias importantes são "Sebastião", que discute preconceitos contra a comunidade LGBTQIAPN , e "Me Escuta (No teatro)", que traz histórias reais do Distrito Federal.

Espetáculos como "Memória Matriz" e "Júpiter e a Gaivota" também estarão presentes, oferecendo uma abordagem contemporânea e crítica da identidade de gênero e da obra de Tchecov, respectivamente.

Além das apresentações teatrais, o festival contará com um show do artista Paulo Miklos, que apresentará canções de sua carreira solo e sucessos dos Titãs. O evento ocorrerá no Centro Cultural da ADUnB no dia 11 de novembro.

Para formar

Na segunda semana do festival, o Cine Brasília exibirá dois longas-metragens que dialogam com o teatro: "Reas", documentário musical de Lola Arias, e "O Diabo na Rua no Meio do Redemunho", adaptação de Bia Lessa para a obra de Guimarães Rosa. As atividades formativas incluem oficinas ministradas por artistas internacionais, como Martín Flores Cárdenas e Heidi Strauss, e a residência com a atriz Giovana Soar.

As tardes dos dias 6, 9, 11 e 16 de novembro serão reservadas para os Encontros do Cena, um espaço de debate sobre temas relevantes da criação cênica. Dentro do evento, serão ofertadas atividades de teatro de rua, cinema, dança e outras manifestações artísticas para compor a programação rica do evento, que visa e tem como objetivo fomentar e agregar ao cenário cultural do Distrito Federal.