Cultura nordestina vira destaque

A proposta da Cia Transições é explorar as histórias e sentimentos

Por

A proposta da Cia Transições é explorar, por meio de coreografias e movimentos, as histórias e sentimentos que compõem a vivência dessa comunidade. O enredo passa pela chegada dos retirantes ao Distrito Federal e pela rotina de um personagem que representa o povo sonhador da região, retratando a cidade que, mais tarde, se tornaria a capital do Brasil.

A Cia Transições tem se consolidado como um dos principais grupos de dança do Distrito Federal, com um repertório focado na integração de diferentes expressões culturais, sempre com uma forte valorização da tradição popular nordestina. Além de ser uma plataforma para difusão de manifestações culturais, a companhia também tem se dedicado à formação de novos talentos, sendo uma importante referência para a cena cultural das regiões administrativas descentralizadas da capital, com foco especial em Planaltina, berço e onde o grupo surgiu, e Samambaia.

Impacto social

A apresentação do espetáculo "Na pegada popular no coração do Brasil" reflete a importância de projetos que buscam não apenas entreter, mas também educar e sensibilizar o público sobre a rica herança cultural nordestina e suas influências nas comunidades do Distrito Federal. Ao trazer elementos típicos do Nordeste para o contexto local, o espetáculo contribui para a preservação e divulgação dessas tradições, além de promover um maior reconhecimento das raízes culturais que moldaram a identidade do DF.

"A sensação é de pertencimento. A cultura nordestina é forte e está presente não apenas nos quatro cantos do Distrito Federal, mas em qualquer região do país. O que a Transições traz em suas raízes enquanto coletivo e resistência cultural é justamente esse pertencimento que a nossa raiz nordestina permeia e sobressai em todos os cantos do Brasil", conta o bailarino, criador, diretor, e coreógrafo da Cia, Lehandro Lira.

Década de andanças

A Cia Transições completou 11 anos de história em 2024 e uma das marcas do grupo é a apresentação de seus espetáculos para além do Plano Piloto. A intenção do grupo está em democratizar e popularizar o acesso à cultura e à arte nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, além de promover ações formativas para diferentes esferas culturais, como o movimento junino que tem uma presença forte no DF.