Por Mayariane Castro
O projeto "Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar - 2ª edição" busca dar continuidade a um programa artístico de formação e profissionalização voltado para a atuação de palhaços em hospitais. A iniciativa tem como objetivo a capacitação de 20 artistas para o atendimento a pacientes e profissionais de hospitais públicos no Distrito Federal, promovendo a humanização e o bem-estar por meio da arte da palhaçaria.
A proposta do projeto é realizar uma formação profissional gratuita para os participantes, que será dividida em três etapas: capacitação (52 horas), estágio probatório (32 horas) e profissionalização (126 horas). Esta edição visa retomar as atividades suspensas pela pandemia de covid-19, oferecendo uma formação qualificada para os artistas, ao mesmo tempo em que garante a continuidade das ações artísticas em hospitais públicos da capital.
Além da formação, o projeto oferece apresentações artísticas nos hospitais, com foco na humanização do atendimento e no suporte a pacientes e funcionários. A ação inclui recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e a inclusão de artistas com deficiência no grupo de profissionais.
Também está prevista a documentação das atividades, com o objetivo de sensibilizar o público e gestores públicos sobre a importância da arte no contexto hospitalar.