Por:

Tempo de Vladimir

Por Mayariane Castro

O Festival Internacional de Curtas-Metragens Curta Brasília, um dos principais eventos de cinema do país, fará uma homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho em sua 12ª edição, que acontece entre 12 e 15 de dezembro de 2024, no Cine Brasília. O documentarista, falecido no dia 24 de outubro deste ano, será lembrado por sua trajetória e contribuição ao cinema nacional, especialmente por seu trabalho com documentários que retratam a memória e a história do Brasil.

A sessão de abertura do festival, que aconteceu na quinta-feira (12), contou com a exibição do curta-metragem *Vladimir Carvalho, Cinema e Memória*, dirigido pela jornalista Márcia Zarur. É a estreia de Márcia, que se notabilizou em Brasília pela cobertura cultural e da cidade, na televisão. O filme de 23 minutos é baseado na última entrevista do cineasta, realizada em 5 de outubro de 2024, apenas algumas horas antes de sua morte.

Durante a conversa, que originalmente teria apenas cinco minutos, o documentarista, autor de filmes como O País de São Saruê e Conterrâneos Velhos de Guerra, compartilhou seus planos para o futuro, que acabou interrompido, incluindo o desejo de transformar seu vasto acervo cinematográfico, reunido ao longo de mais de 50 anos, em um museu dedicado à história do cinema brasileiro.

Algo que, naquele momento, ele estava prestes a conquistar, o que o deixava muito feliz.