Por: Mayariane Castro

Exposição em Brasília celebra 30 anos da luta LGBTIQIA+ no DF

O grupo Estruturação em ação na Câmara Legislativa | Foto: Agência CLDF

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, abre suas portas para uma importante exposição que celebra os 30 anos de história do Grupo Estruturação. A mostra, que ocorre de 9 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, revisita as conquistas e desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ no Distrito Federal, destacando o impacto do grupo na luta por visibilidade e direitos. O evento tem como objetivo educar e sensibilizar o público sobre o papel fundamental desses movimentos na promoção da igualdade e da cidadania.

A exposição será inaugurada com um coquetel na segunda-feira (9), a partir das 19h. O evento contará com apresentações artísticas e será transmitido ao vivo pelo canal da BDB no YouTube. Após a abertura, a mostra ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Galeria da Biblioteca Demonstrativa, situada na 506/507, Asa Sul, Brasília.

Comemorando três décadas de atuação, o Grupo Estruturação tem sido um dos principais responsáveis pela defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no Distrito Federal. A exposição oferece uma imersão na trajetória do movimento, destacando as vitórias, mas também os desafios enfrentados ao longo dos anos.

Atos em grupo

De acordo com Michel Platini, presidente do Grupo Estruturação e do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH), a exposição busca destacar a importância do movimento para a história da cidade e do Brasil. “Celebrar os 30 anos do Estruturação é revisitar a própria história de Brasília e do movimento LGBT+ no Distrito Federal e no Brasil. O Estruturação não é apenas um grupo, mas um marco na construção de cidadania e direitos para a nossa comunidade”, afirmou. Platini ressaltou ainda que a exposição é uma forma de relembrar as lutas e conquistas alcançadas, com ênfase na construção de um legado de coragem e resistência.

A programação de abertura, além do coquetel, inclui apresentações artísticas de diversos nomes da cena cultural local. O público poderá assistir ao show de Arthur Alex, artista independente de Brasília, conhecido por misturar pop e funk em suas apresentações; Victor Baliane, transformista e comediante, que traz um repertório focado em humor e crítica social; Alice Bombom, Drag Queen e animadora de eventos, famosa por suas performances interativas; e, por fim, Anna Moura, cantora e compositora que se destaca no circuito da música popular brasileira, sendo a responsável pelo encerramento da noite.

Portas abertas

A parceria entre o Grupo Estruturação, o CentroDH e a Biblioteca Demonstrativa reflete o compromisso de promover a cidadania e a inclusão. A exposição é uma oportunidade para que o público conheça de perto a história do movimento e as suas contribuições para a luta pelos direitos humanos e pela igualdade social no Brasil.

A BDB, por sua vez, tem se consolidado como um importante espaço de promoção da cultura e da educação, com uma programação que visa aproximar a comunidade das discussões contemporâneas. O evento de celebração dos 30 anos do Estruturação se insere dentro de um esforço maior da biblioteca de ser um centro de reflexão e de valorização das diversidades.

Espaços

A biblioteca tem promovido diversas atividades culturais, com ênfase em ações que buscam fomentar a leitura, o acesso à cultura e a formação de novos públicos. A programação cultural da BDB é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, estabelecido entre o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização civil sem fins lucrativos.

A biblioteca, fundada em 1970, busca atuar na vanguarda das boas práticas no campo das bibliotecas públicas e também é um centro dedicado à democratização do acesso à leitura. Seu papel inclui a promoção da literatura brasileira e o aprimoramento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com o tema "30 Anos do Grupo Estruturação", a exposição na BDB se torna um marco para o movimento LGBTQIA+ no Distrito Federal, proporcionando um espaço de reflexão, educação e visibilidade para as lutas e vitórias dessa comunidade ao longo de três décadas.